Bons momentos. Um grande café

Muitas histórias, curiosidades e informações

Curiosidades
Tire suas dúvidas – Parte I

Aqui vamos responder às perguntas mais freqüentes dos nossos consumidores. Mas, se você ainda precisar de outras respostas, por favor, contate-nos clicando no link "Fale conosco".

Qual a melhor forma de guardar café?
O segredo para apreciar a qualidade do café é assegurar que ele permaneça o mais fresco possível. Nós recomendamos que após de aberta a embalagem ela seja fechada e colocada em um recipiente selado e mantido no refrigerador, longe de produtos químicos e odores fortes. Para usufruir o máximo do sabor e do aroma, consuma seu café em até 30 dias depois de aberto.

Quantas formas diferentes existem para "fazer" café?
Há muitas formas diferentes para preparar café, algumas das quais são relacionadas aos costumes culturais. Os mais comuns são os métodos que utilizam o filtro e a cafeteira. Recentemente, o método de extração expresso tem se tornado conhecido devido, predominantemente, ao mercado comercial. É importante que você utilize a granulação e o método de extração mais adequado para obter o sabor de café da sua preferência.

Por quê a granulação do café é importante e qual eu devo comprar?
O tamanho da granulação do café exerce um efeito significativo na qualidade do sabor. Você deve sempre utilizar a granulação correta para o tipo de extração que pretende.

A moagem expõe as paredes celulares dos grãos e prepara os grãos para liberarem seu sabor durante o processamento. Devido às variações no ciclo do processamento a temperatura da água e o seu padrão de agitação, cada método de processamento requer diferentes graus de granulação.

Já que há muitas formas diferentes de processar café, escolher a granulação correta é essencial para obter o melhor sabor durante sua extração. O grau de extração depende de três fatores:

  • Integridade da moagem
  • Relação café/água
  • Extensão do tempo em que os grãos estão em contato com a água.

Em geral, quanto menor o ciclo de processamento, menor a granulação necessária para produzir uma extração de sabor maximizado. Quanto maior o ciclo de processamento, maior a granulação necessária. A granulação mais fina expõe mais a área de superfície do café à água e os seus óleos essenciais são liberados mais tarde. Métodos de processamento mais longos requerem uma granulação mais grossa para evitar a extração demasiada. Uma granulação incompatível com o método de extração pode produzir um café extra forte ou um bem fraco e destituído de sabor.

O café contém aditivos, tais como conservantes?
Não, o café é sempre 100% natural e não contém nenhum aditivo. Café é simplesmente a semente da planta de café (o grão de café), torrado e moído. Café descafeinado ou "sem cafeína" é café puro do qual foi removida a cafeína.O café permanece fresco graças à embalagem a vácuo e, portanto, não precisa de conservantes.

ADSTRINGÊNCIA: é a sensação de secura na boca deixada após a usa ingestão.

www.cafemorrogrande.com.br - Todos os direitos reservados