Hoje tem Festival Som Maior!

Os jovens estudantes participantes do projeto Som Maior se apresentam hoje (17) no 16º Festival Som Maior, a partir das 18 horas, no ginásio do Sesc Piracicaba. O Café Morro Grande é um dos parceiros desde a primeira edição. Desta vez, 22 bandas de diversos estilos musicais participam do show que encerra a edição do programa criado em 2001 com o propósito, principalmente, de despertar nos jovens o interesse pela música, oferecendo a estudantes a partir dos 13 anos de idade a oportunidade de integrar o universo dos sons. O evento é gratuito.

 

As bandas que sobem ao palco do festival são Mahamudra, The Shadow, Zero Grau, E.L, Ou3tória, Addversos, Fernanda e Paloma, Ametista, Lazos e Leo, Pa13, Tatu do Bem, Homem de Fábrica, Escadaria, Flor de Liz, Triplicado, Stefany, Cacau, Luca, Maresty, Where The Fishes Stops, Hiperion e Clavix.

 

 

Viabilizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rounet, o Som Maior consiste em palestras ministrados por profissionais do ramo musical, de agosto a outubro, a estudantes de aproximadamente 20 instituições de ensino. Durante os encontros, os participantes formam bandas para se apresentar no festival aberto ao público. A edição deste ano também contou com apoio do Sesc, onde foram realizadas todas as palestras e ensaios, e do Sesi, que recebeu o show Por Trás da Canção, apresentado pela pianista Regina Gomes, idealizadora do projeto.

 

O ciclo de formação iniciou no dia 24 de agosto e abordou técnicas de estudos de variados instrumentos, métodos de composição, gravação, entre outros assuntos. As sete palestras foram ministradas pelos músicos Nelson Ayres, Nando Penteado, João Marcos de Almeida, Renato Loyola, Osmar Barutti, Alexandre Cunha, Ubaldo Versolato e Roggero Chiarinelli. Além das aulas, foram realizados seis ensaios com os participantes.

 

De acordo com Regina Gomes, cada conjunto tocará uma música própria e a releitura de uma canção que seja de outro estilo. “O objetivo é diversificar os estilos, para que o festival não fique focado somente em um e, também, fazer com que as bandas assimilem novos gêneros musicais”, disse a idealizadora, acrescentando que as releituras que os participantes interpretarão foram retiradas de uma lista com aproximadamente 200 temas que ela propôs, a qual inclui MPB, rock, samba, bossa, jazz e blues. Participam do repertório do festival temas dos compositores como Tom Jobim, Toquinho, Ray Charles, Zé Ramalho, Lulu Santos, Dominguinhos, Pixinguinha e Dorival Caymmi.

 

Viúva de Uesli Gomes, também fundador do projeto e que faleceu em 2016, Regina relatou que o Som Maior proporcionou evoluções individuais aos participantes. “A edição deste ano está muito especial, os palestrantes elogiaram o nível dos participantes. Isso é o que me incentiva, ver que os estudantes seguem se aperfeiçoando, pois a arte musical tem grande importância no desenvolvimento intelectual e emocional dos jovens”, comentou a pianista.

 

 

SERVIÇO:

16º Festival Som Maior - Café Morro Grande - apoiador fixo (desde a primeira edição)

Sexta-feira (17/11/2017)

18 horas

Sesc de Piracicaba (Rua Ipiranga, 155)

Entrada gratuita

 

Informações: (19) 3437.9292

www.cafemorrogrande.com.br - Todos os direitos reservados