Festa do Vinho ocorre neste fim de semana

A 12ª Festa do Vinho de Santana ocorre nos dias 7, 8 e 9 de junho. Realizado pelo Círcolo Trentino de Piracicaba e Associação de Moradores do bairro, o evento conta com a parceria da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e apoio do Café Morro Grande. A programação inclui atrações musicais, comidas típicas, vinho artesanal, apresentação de danças trentino-tirolesas e espaço de recreação para as crianças. A entrada é gratuita. O estacionamento é R$ 20 para carros e motos.
 
A festividade integra o calendário do município e reúne mais de 350 voluntários em sua organização. O objetivo é celebrar as tradições da comunidade formada há 126 anos por famílias que se estabeleceram no local, após deixarem a região de Tirol, na Europa Central.
 
A abertura oficial, na sexta-feira (7), ocorre às 19h e contará com a participação da rainha Leila Allice Vitti, 19, e da embaixadora Lívia Eduarda Vitti, 16. A banda V4 comandará a festa, que contará, ainda, com apresentações de dança e o tradicional jantar com o prato colonial composto de crautti (repolho curtido com bacon, calabresa e costelinha defumada), strangulapretti (nhoque com espinafre e molho de linguiça), porpeta feita com vinho e ricota, além do arroz branco. No sábado (8), a festa começa às 19h30 e a animação ficará por conta da banda La Polline.
 
Para encerrar, no domingo (9), o evento tem início às 9h30, com uma missa. O tradicional almoço será servido a partir das 11h. O público também poderá apreciar uma boa música trentina, com a banda Nostalgia.
 
“Um dos nossos maiores objetivos é acolher os visitantes e propiciar momentos de descontração e alegria. Neste ano, esperamos receber mais de 15 mil pessoas”, diz Dirce Vitti, presidente do Círcolo Trentino de Piracicaba.
 
Origem da Festa do Vinho de Santana

A Festa do Vinho começou em 2008, com um almoço para alavancar a recém-criada Cooperativa de Vinhos de Santana e Santa Olímpia, que hoje se chama Copervin. De lá para cá, tanto a Festa como a cooperativa cresceram. Atualmente, a Copervin produz cerca de 20 mil litros de vinho ao ano (10 mil garrafas).
 
PROGRAMAÇÃO:

Sexta-feira (7)

19h - Abertura
20h – Apresentações da rainha e embaixadora
21h – Grupos de dança
22h – Banda V4 e jantar com o prato colonial
 
Sábado (8)

19h30 – Apresentações da rainha e embaixadora
20h – Grupos de dança
22h – Banda La Polline e jantar com o prato colonial
 
Domingo (9)

9h30 – Missa
11h – Almoço com o prato colonial e músicas trentinas
14h – Apresentações da rainha, embaixadora e grupos de dança
15h – Animação com a Banda Nostalgia
 
Outras informações:

Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa – Café Morro Grande
divulgacao@engenhodanoticia.com.br
instagram.com/engenhodanoticia
www.engenhodanoticia.com.br
fb.com/engenho.danoticia
(19) 3302-0100
 Piracicaba/SP

www.cafemorrogrande.com.br - Todos os direitos reservados